Menu principal
O pequeno segundo

O pequeno mostrador no seis

Os pequenos segundos são uma alternativa popular aos segundos centrais, em que o ponteiro dos segundos está posicionado centralmente com os ponteiros das horas e dos minutos. Permite que os segundos sejam exibidos com precisão num pequeno mostrador separado, que está frequentemente localizado na posição das 6 horas. Esta disposição cria visualmente mais espaço no mostrador, facilitando a leitura dos segundos com precisão num relance.

O posicionamento dos pequenos segundos na posição das 6 horas assegura um design simétrico e equilibrado do mostrador. É particularmente popular nos relógios Bauhaus, que são conhecidos pelo seu design minimalista e foco na funcionalidade , mas a relevância prática dos pequenos segundos é particularmente evidente nos cronógrafos, onde o ponteiro longo dos segundos é frequentemente utilizado para a função de paragem. Os segundos da hora atual são, portanto, exibidos num dos submostradores.

A tradição relojoeira reinterpretada

No passado, era sobretudo o movimento e o tipo de relógio que determinavam se e onde os segundos eram exibidos. Hoje em dia, são sobretudo as preferências pessoais e as considerações estéticas que determinam a estrutura e o posicionamento das complicações, graças a melhores possibilidades técnicas e a uma maior escolha. Embora as razões de posicionamento relacionadas com o design sejam menos relevantes atualmente, o posicionamento dos pequenos segundos na posição das 6 horas continua a ser muito popular entre os entusiastas e coleccionadores devido à sua estética e tradição. Sendo uma complicação tradicional, é frequentemente integrada em designs modernos, dando aos relógios um toque especial.


"Para mim, a complicação dos pequenos segundos é um símbolo perfeito da combinação da tradição relojoeira, da funcionalidade e do design."

Charlotte Junkers, Diretora-Geral da Junkers Watches