Menu principal

Relógios mecânicos e reserva de marcha


Os relógios mecânicos não necessitam de eletricidade

Os relógios de pulso mecânicos são acionados por uma mola principal no movimento. Esta mola pode ser tensionada tanto pelo movimento nos relógios automáticos como pela rotação da coroa nos relógios de corda manual. A energia assim armazenada faz mover os ponteiros do mostrador através das rodas.

Nos relógios automáticos, um chamado rotor na parte inferior dá corda ao movimento. Este pode rodar livremente e tem um peso num dos lados, de modo a oscilar para trás e para a frente com o movimento do pulso e a tensionar a mola principal. O uso regular do relógio retensiona constantemente a mola principal e assegura que o movimento é constantemente acionado.

Nos relógios de corda manual, a mola é esticada rodando a coroa. Isto também é possível nos relógios automáticos, mas não é necessário.

A chamada reserva de marcha de um relógio determina o tempo que a mola principal pode acionar o movimento sem dar corda. Os relógios mecânicos Junkers de alta qualidade armazenam até 40 horas, ou seja, têm uma reserva de marcha de quase dois dias.

A indicação da reserva de marcha no mostrador dos nossos relógios mostra-lhe a autonomia em horas que o movimento ainda tem antes de precisar de corda ou de ser usado novamente.

Relógios Junkers com indicador de reserva de marcha